quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Obediência: Palavra Chave

fev02


     Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Tarsis. Desceu a cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Tarsis para fugir do Senhor (Jonas 1.3).
      O livro de Jonas é centralizado na obediência. Tanto em relação a ele, como aos ninivitas, tudo gira em torno da obediência. Jonas foi um profeta hebreu patriota. Os ninivitas pertenciam aos assírios, inimigos temidos e rejeitados por Israel.
     Pesava a Jonas, o fato dos assírios terem feito muito mal ao povo de Israel – seu povo. E eis que o Senhor o manda pregar o arrependimento aos ninivitas! Conhecendo a bondade de Deus, de imediato, Jonas pensou que se os ninivitas se arrependessem o Senhor os perdoaria. E Jonas não queria que Deus fosse bondoso com um inimigo de Israel.
     Deus, com sua infinita misericórdia, queria deixar claro para Jonas e todas as gerações que o Seu amor excede raça, nacionalidade, cor e qualquer outra coisa.
     Quando alguém se volta para o Senhor com arrependimento e temor, a Sua mão é estendida com perdão e misericórdia.

Conhecedor da verdade profeta que era e experiente na fé, loucamente Jonas acreditou que poderia fugir de Deus, do Seu chamado e propósito; pagou uma passagem para o sofrimento, passou por circunstâncias extremamente desesperadoras. Quando Deus manda alguém fazer algo, deve-se fazer depressa, sem demora, porque se não fizer, Deus o encontrará onde quer que ele tenha fugido e esteja.
     Ninguém jamais vai conseguir escapar das mãos de Deus e daquilo que Ele determinou para cada vida. Assim foi que durante a fuga de Jonas, em pleno mar, Deus fez soprar um forte vento e uma tempestade assustadora se formou. Todos os que estavam no navio começaram a padecer. Perdas começaram a acontecer, porque tiveram que se desfazer das cargas para aliviar o navio e, por mais que lutassem tudo só piorava.
     Quando uma pessoa toma o rumo errado, ela fica como anestesiada e cega. Assim foi com Jonas: o capitão o encontrou dormindo no porão, apesar dele estar consciente da situação.
     Foi lançada sorte para saber de onde estava vindo o problema e caiu em Jonas. A verdade é que quando há desobediência, tudo é canalizado para a direção onde ela acontece. A desobediência sempre causou sofrimento e sempre causará.
     A tempestade era tão forte que os homens da embarcação fizeram perguntas a Jonas, dentre elas, O que foi que você fez? (Jonas 1. 10).
     Em realidade, a situação era tão grave que algo muito sério devia ter sido feito, senão, não estariam passando por momentos de tamanha gravidade e profundo desespero.
Jonas, em estado de consciência total em relação a sua situação com Deus, respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra” (Jonas 1.9).
     Jonas era um servo do Senhor, um adorador, como ele mesmo disse; entretanto... acreditou que resistiria à vontade de Deus e que tudo terminaria bem. Joguem- -me ao mar que ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta tempestade caiu sobre vocês (Jonas 1.12).
     Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta a terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento (Jonas 1.13).
     Quando uma decisão errada é tomada, por mais que você se esforce para que ela vingue, cresça, avance, com certeza as coisas vão ficar sempre piores. O mar só se acalmou quando Jonas foi jogado para fora do navio e, sozinho, Deus tratou com ele no ventre de um grande peixe!
     Foram muitos os que sofreram por causa da desobediência de Jonas. Ele viu a morte, mas encontrou arrependimento e Deus lhe deu uma segunda chance. Pôde fazer o que Deus o mandara e que, aliás, ele devia ter feito já na primeira vez.
     O que Deus o mandou fazer, depois de muito sofrimento, ele fez e foi um sucesso! E o propósito de Deus foi cumprido.
     Deus nunca muda de ideia em relação ao que nos mandou fazer. Jonas foi movido por sentimentos próprios em relação aos ninivitas, mas depois conseguiu ir além dos sentimentos.
     O Senhor Deus deixa claro que a vontade d’Ele sempre deve ser Lei. Todos que entendem sobre obediência foram, são e serão honrados. Todos que buscaram ou buscam o caminho da desobediência foram e serão derrotados e humilhados.
     A palavra chave é obediência! Quando Deus está tratando com alguém não adianta você se colocar no meio. Os homens do navio tentaram isso e a situação deles só se agravou.
     Se você se sentir um Jonas, busque lucidez e volte-se para Deus. Se tiver um Jonas na sua vida, deixe Deus tratar com ele, Sozinho; não interfira.
     Deus trabalha com cada um de nós individualmente e cada um terá que entender sobre     obediência por si mesmo.
     Obediência é o caminho.
     Conte com as minhas orações sempre. Deus abençoe. 
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

    Nenhum comentário:

    CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

    À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...