quarta-feira, 5 de março de 2014

O Homem de Atenção deixa ir o Envolvimento e renova a vida. O Homem Comum quer ter tudo e não Desenvolve.


Uma rápida análise da palavra Desenvolvimento nos leva a perceber que ela trata do Envolvimento que temos com as coisas, pensamentos e pessoas. E que para nos Desenvolvermos necessitamos nos Desligar dos envolvimentos atuais e assim evoluir para novos.

Relações e Conhecimentos ocupam espaço privilegiado.

Com as coisas em geral temos mais facilidade em evoluir, especialmente se as novas têm grandes vantagens tecnológicas e facilidades de uso, podemos ficar um pouco chateados de vender o carro velho, mas logo nos ligamos ao novo e suas vantagens.

Coisas não descartáveis estão cheias de pensamentos.

Com pensamentos a dificuldade já é bem maior, como nosso Poder está muito baseado nas ideias e conhecimentos, que deram certo para nós, temos muita dificuldade de quebrar as nossas relações com elas e também já nos acostumamos a pensar daquela forma e sabemos que vai dar trabalho mudar. Aqui o caminho não é trocar uma ideia por outra, nem um conhecimento por outro, mas sim mudar a forma como nos relacionamos com eles, tentar fazer de outra forma, ajustar algum aspecto, traçar novas estratégias e pouco a pouco evoluir.

Reflexão leva a relação consciente.

Mas o nosso maior desafio é com as pessoas, pois alem do Poder temos também o Amor que nos une a elas pelos laços sentimentais. O caminho, se possível, não é trocar as pessoas mas também, como nos pensamentos, desenvolver novas relações, buscar novos aspectos, novos interesses, outros pontos que permitam a evolução da relação. 

Prática para Quebrar o Envolvimento:

Nossos laços com o que Conhecemos (coisas, pensamentos e pessoas) são fortemente Emocionais então, Quebrar o Envolvimento com elas requer uma elaboração dos Sentimentos que nos vinculam a elas. O mais fácil é iniciar pelas coisas, depois evoluir para pensamentos e depois para pessoas, o processo é o mesmo, mas com níveis de dificuldade crescentes.

Provavelmente você têm em casa muitas coisas que não usa mais, mas não consegue se livrar delas. Vamos iniciar esta prática escolhendo 5 delas, depois pegue uma folha em branco e desenhe no centro um círculo com seu nome e em volta outros 5 círculos com o nome das coisas escolhidas.

Agora desenhe setas ligando as coisas ao seu nome e descreva sobre elas os sentimentos, memórias, histórias, fatos, referências que te unem a elas, tudo que lembrar. Pare e reflita sobre o que escreveu, se pergunte se ainda são válidas, se ainda são as mesmas, se realmente importam hoje como importaram no passado. Conforme for se convencendo que não são mais importantes vá se livrando delas, uma de cada vez, depois queime o papel.

Tente agora fazer o mesmo com seus pensamentos e depois com as pessoas, neste dois casos não procuramos nos livrar, mas sim mudar nosso Relacionamento com elas, criar novas ideias e novas formas de nos relacionar com a mesma pessoa. O círculo central é sempre você e os externos são suas ideias e conhecimentos, no caso dos pensamentos e suas relações no caso das pessoas.

Poder, Amor e Criatividade em Equilíbrio, na busca da Vida Boa.

Grato pela Atenção.

Roberto Angelelli, Palestrante e Consultor do MVA Movimento de Valorização da Atenção.

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...