terça-feira, 10 de novembro de 2015

Como Jesus evangelizava ?Que estratégias usava ?



''Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,
porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.''
Mateus 7:28,29

Sabemos que levar o Evangelho até os confins da terra, foi uma recomendação dada por Jesus a Seus discípulos. Mas não só para aqueles que O acompanharam quando Ele esteve aqui na terra; foi dada também a mim, a voce e a todos que desejam segui-Lo. Mas qual a forma mais eficaz de cumprir essa missão? O que devems fazer? O que devemos dizer? Será que qualquer pessoa está capacitada a evangelizar? Como Jesus fez isso quando aqui esteve?

O evangelismo não é, apenas, um ato meramente subjetivo relativo a experiência de cada um. Ele se propõe a anunciar a Jesus Cristo como nosso Salavdor e Redentor, anunciar as promessas divinas que encontramos no Antigo Testamento e pregar a morte de cruz a nossa carne (vida de pecado) para podermos participar da ressurreição em Cristo Jesus.
Podemos utilizar vários recursos para evangelizar como: a pregação, a dramatização, a imprensa, a mídia, a conversão informal, a conversa familiar...
Porém, há dois ingredientes que não podem faltar: a fé e o Espírito de Arrependimento. Jesus durante a sua estada aqui na terra, disse a muitos: "a sua fé lhe salvou".
E através dessa cura muitos foram convertidos e seguiram ao Senhor!
A vinda do Espírito de Arrependimento sobre nós, outro evento que tem que acontecer na nossa vida, é que vai fazer com que a direção da nossa caminhada mude para o lado oposto e ganhemos uma vida nova. Sabemos que essa reviravolta não acontece de uma só vez em todas as áreas da nossa vida; ela se dá de uma forma gradual durante a nossa caminhada aqui na terra e assim vamos crescendo em estatura, graça e sabedoria em Cristo Jesus.
O evangelismo perdoa os pecados e nos leva a receber os dons do Espírito Santo.
(At 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
(At 3:19) - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O evangelismo dá testemunho de Cristo.
(At 5: 30-32) - O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
O evangelismo é um anúncio dos feitos de Deus e dos feitos dos homens.
(At: 22-24) - Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.

Pudemos, então, perguntar: "Onde está a eficácia do evangelismo"?
A eficácia do evangelismo está na autoridade e unção das palavras que dirigimos a outros. Quando a Palavra vem de Deus toca os corações e movem as pessoas na busca de uma vida nova. Mas o Senhor também respeita o "Livre Arbítrio" de cada um. Porém devemos sempre lembrar do que está escrito no Livro de Hebreus:
"Se hoje ouvires a Sua voz, não endureçais o vosso coração".
A oportunidade pode ser o dia de hoje e pode não voltar mais....
E como Jesus evangelizava? Que estratégias usava? Como Ele conseguia atingir os corações?
Jesus evangelizava através dos Seus ensinamentos - essa era uma das estratégias usada por Ele. Porém a forma como ensinava fugia totalmente aquela forma usada pelos escribas e fariseus. Os rabis se prendiam muito às tradições, teorias e especulação humana. Jesus se prendia, apenas, à Palavra de Deus; e o fazia com a autoridade do Pai. Ele respondia aos Seus inquiridores com um objetivo "Está Escrito".
Em Mt 4:4 lemos: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Havendo oportunidade, quando percebia que alguém tinha interesse, Ele apresentava a Palavra. Ele proclamava a mensagem evangélica de uma forma clara, sábia e poderosa devido a unção que estava em Sua vida. Sua Palavra derramava tanta luz sobre os ensinamentos dos patriarcas e profetas que as Escrituras chegavam aos homens com uma nova revelação, a ponto de alguns dizerem:
"Ninguém nunca falou assim como este homem"!
Jesus se identificava com o homem para alcancá-lo e Paulo também adotou essa estratégia. A todos que estiveram diante Dele, trouxe "Boas Novas" de salvação. Ao rico e ao pobre, ao sábio e ao indouto, ao livre e ao escravo.
Jesus buscava acesso ao povo através da relações mais familiares. Suas instruções eram diretas e Suas ilustrações adequadas; Suas Palavras eram simples e sinceras e cativava os ouvintes através da Sua simpatia.
Enquanto ele ajudava ao pobre buscava uma forma de aproximar dos ricos. Ele procurava desenvolver uma relação com o culto fariseu, com o nobre judeu com as autoridades romanas.
Aceitava os convites que lhe eram feitos, participava das festas judaicas, procurava se tornar familiar com os que se aproximavam, com o objetivo de obter acesso a seus corações e poder compartilhar as riquezas dos céus.

Com incansável paciência e compaixão ia ao encontro dos homens nas suas necessidades. Através da Sua graça trazia paz às almas transformando a inimizade em amor e a incredulidade em confiança.
Com uma Palavra cheia de poder e autoridade, quando dizia "segui-me" muitos ao som dessa voz largavam tudo para segui-Lo e eram libertos da sua altivez e ambição.
Jesus não negigenciava oportunidade alguma para pregar o Evangelho da Salvação. Diante da mulher samaritana se sentou, estrategicamente, junto ao poço de Jacó e quando ela foi tirar água lhe pediu um favor.
"Da-me de beber - pediu Ele" (leia em Jo 4:7).
Ele queria uma bebida para refrigerar o Seu corpo, mas aproveitou a oportunidade para lhe falar da "água viva" que podia lhe oferecer e assim lhe mostrou o caminho da salvação.
Leia em Jo 4:9-14.
Naquele momento Jesus mostrou interesse em apenas uma única pessoa. Suas Palavras foram tão eloquentes que tocou seu coração e, então, ela largou o seu cântaro e foi correndo dizer aos amigos:
"Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; porventura não é este o Cristo"? (Leia Jo 4:29).
Lemos que muitos samaritanos creram Nele. Podemos avaliar a influência que essas palavras exerceram para a salvação de pessoas nos anos vindouros, naquela cidade.
E as suas palavras? Também estão propagando esse eco e atingindo vidas?
Imagine que Paulo não tinha idéia de que suas cartas, até os dias de hoje, estariam convertendo corações! Tão pouco Pedro, ou Mateus, ou Lucas......
Esse é o evangelho do reino. Quando pregamos as "Boas Novas" com Cristo reinando em nós.
Assim é o efeito da Palavra ungida. A Palavra que vem com a autoridade dos céus através de uma vida reta e se propaga por dias, mesess, anos, séculos, milênios....

Portanto, precisamos cada vez mais nos santificar, para poder nos aproximar do trono e receber essa Palavra ungida cheia de poder e autoridade para pregar o Evangelho do Reino e cumprir a vontade do Pai!
Uma vida santificada se consegue através de uma exposição constante e cada vez maior à presença de Deus; através de um tempo maior dedicado ao esquadrinhamento das Escrituras; através de muita renuncia e muito sacrifício como fez Jesus. E assim vamos crescendo em graça, estatura e sabedoria, o nosso cálice vai transbordando e enchendo esse mundo da glória do Senhor e ganhando corações!
Voce está disposto?

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...