domingo, 8 de janeiro de 2012

Humildade: Semelhança a Cristo

Deus é longânimo com os pecadores, mas quando chega o momento de agir, Ele faz sem demora. As palavras ainda estavam nos lábios de Nabucodonosor quando tudo começou a mudar. Seu coração tornou-se como o de um animal (Dn 4:16), e ele foi expulso do palácio para viver junto com os bichos.
Deus poderia ter destruído tanto o rei quanto seu reino, mas Deus queria que o rei contasse a todo o império o que o Altíssimo havia feito por ele, de modo que o nome do Senhor fosse glorificado entre as nações.
Sete anos antes, o rei considerava-se um grande homem com um grande reino, mas sua perspectiva havia mudado. “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada” (Dn 4:35a) – e isso incluía o rei!
Nabucodonosor reconheceu a soberania de Deus (Dn 4:35b) – a lição mais importante que o Senhor desejava que ele aprendesse por meio de sua experiência difícil.

“A maioria dos homens opõe-se a isso [à soberania de Deus]. Mas prestem atenção, pois aquilo que vocês se queixam sobre Deus é exatamente o que vocês amam em si mesmos.”

Nas palavras de Nabucodonosor: “e a mim se ajuntou extraordinária grandeza” (Dn 4:36), ou seja, ele se tornou ainda mais poderoso do que antes. Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5:20). Em vez de vangloriar-se de suas próprias realizações, Nabucodonosor disse: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu” (Dn 4:37).

O rei encerrou sua declaração oficial com uma palavra de advertência baseada nas lições que o Senhor havia lhe ensinado: “[Deus] pode humilhar aos que andam na soberba.” 

O mundo de hoje não considera o orgulho um pecado perverso e perigoso. Antes, pratica a bajulação e o exagero e exalta as palavras e as obras de “pessoas de sucesso” de nosso tempo. Algumas delas não têm qualquer caráter moral, mas desde que sejam realizadoras, conseguem a atenção mundial da mídia. Um dia, o Senhor virá em juízo, e sua promessa é esta: “Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Is 13:11).
A última palavra é do nosso Senhor: 

“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12)

Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...