quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO AMOR – EFÉSIOS 1:13-15


A Carta aos Efésios foi escrita mais ou menos no ano de 60 a 64 DC. Esta carta foi escrita por Paulo quando ele estava prisioneiro dos Romanos.
Efésos era a cidade mais importante da província romana da Ásia Menor (atual Turquia). Uma cidade portuária construída cerca de 1200 anos AC. Era também conhecida, como o foco de adoração da deusa da fertilidade Artemis ou Diana.
A igreja de Éfesos foi fundada por Paulo no ano 53 DC, na viagem de retorno para Jerusalém.
Em sua terceira viagem missionária um ano mais tarde, Paulo permaneceu lá por 3 anos pregando, ensinando, admoestando. De casa em casa com muita eficácia, dedicando tempo e amor aquele povo. Deixou Priscila e Aquila para ajudar Apolo. Pois Apolo só entendi a cerca do batismo de João Batista e Paulo queria que a doutrina,  foi ensina da maneira correta. Depois deixou Tiquico que foi quem entregou a carta aos Éfesios.  Esta carta é uma mensagem pulsante, é para louvar a Glória de Deus, á sua existência, sabedoria e poder. Ela ensina os passos básicos para amadurecimento na direção do compromisso da igreja de lutar contra os poderes do mal.
Ela se divide em 2 partes:
·          Os capítulos de 1 a 3 são de natureza doutrinaria – A POSIÇÃO DO CRENTE.
·         Os capítulos 4 a 6 são de exortações e tratam das responsabilidades espirituais – A PRATICA DO CRENTE
Quanto a tomada de posição Paulo destaca a importância do amor e chega a comparar o amor da igreja com o amor que há no casamento.
EFESIOS 5:23-25
Paulo elogia a igreja, por seu labor e perseverança, por não suportar os homens maus, pelo trabalho desenvolvido por todos. Eles não tinham só uma doutrina correta, mas eles tinham amor. Amor pelos seus santos. Amor pelos judeus e gentios.
MATEUS 5:43-47
Nós dizemos que amamos, chamamos de amor qualquer sentimento mais forte por alguém. Mas na verdade o perfeito amor é o amor do tipo de Deus. Amor incondicional. Não depende de resposta positiva. Você me ama ah então eu te amo. A amor de Deus é aquele de l coríntios 13. Que tudo sofre, tudo suporta. Tudo espera... Jesus te ama mesmo que tu o rejeites, que fale mal dEle, que o persigas, que o negues. Já pensou quando tivermos lá na glória com Jesus, os dons, os talentos, as línguas, as profecias, tudo passará. Mas o amor este continuara por toda eternidade, sabe por que? Porque Deus é o próprio amor e Ele é eterno.
EFÉSIOS 5:2
Quem anda em amor perdoa, não manipula, não aponta, não fala iniqüidades, encobre as transgressões do teu irmão, fala palavras de edificação, se preocupa, exorta na hora certa. Pois é preciso muito amor para se colocar na brecha por algo ou alguém. Sem amor o céu não abre, não há adoração. Sem amor a igreja se torna morna, sem vida. Os Efésios foram instruídos por Paulo sobre a importância do amor como alicerce do cristão. Não devermos distorcer essa adivertencia e criar ium conflito entre o amor e a verdade. Os Efesios defendiam a verdade , nós devemos também defender a verdade, mas precisamos praticar o amor.
EFESIOS 4:15
PRATICA DO CRENTE. Paulo faz apelo à unidade e à conduta. EFESIOS 4:1-6
·         Falem sempre a verdade; 23
·         Mostrem-se justamente indignados, com as injustiças do mundo,
·         Não furtem, 28
·         Evitem a linguagem obscena e o humor malicioso. 29
·         Revistem-se da armadura espiritual provida por Deus. EFESIOS 6:11
E finaliza a carta com 2 instruções :
·         Ore sem cessar  EFESIOS 6:18
·         O consolo virá.  EFESIOS 6:21-22
APOCALIPESE 2:1-5
30 Anos se passaram e João se encontra na ilha de Patmos. O mesmo João que esteve aos pés de Jesus quando Ele foi crucificado e Jesus o chama o discípulo do amor, e chama a Maria e diz mulher eis aqui o seu filho e eis aqui a sua mãe. E João viveu em Efesos algum tempo com Maria. O Senhor confia uma mensagem a João as 7 igrejas da Asia. E na carta a igreja de Éfesos o Senhor protesta a cerca da decandência do amor que a igreja vinha apresentando. Perderam o que chamamos de primeiro amor.
Já não existia aquele fogo que arde em nosso intimo, de grande intensidade e que coloca Jesus acima de todas as outras coisas. O PRIMEIRO AMOR
MATEUS 13:44
O Senhor fala de alguém que além de ter transbordado de alegria por ter encontrado o Reino de Deus, ainda se dispõe a abrir mão de tudo o que tem para desfrutar do seu achado.  O primeiro amor é aquele primeiro momento de relacionamento com Cristo em que todo o nosso ser devota a Ele. Abrimos mãos de tudo por Jesus. O primeiro amor nos leva a viver intensamente a fé. Foi assim desde o inicio. ATOS 2
Este amor nos leva á praticar, a buscar intensamente ao Senhor e a trabalhar para propagar o seu evangelho.
Passamos a viver dessa forma, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Vivemos em unidade e nos preocupamos com os santos do Senhor.
Mas está carta é escrita num momento de perda, de distanciamento, de falta de amor.
 Podemos perder o primeiro amor e continuar a trabalhar na obra, como aconteceu com os Efésios, Aqui no fala de labor e perseverança. Não se trata de desanimo ou desistência, pois o Senhor louva a persistência deles. Também não era só um momento de crise, no trabalho e na dedicação.
A perda do primeiro amor é uma queda, e é chamado de pecado e necessita arrependimento. Muitos de nós continuamos nos dedicando a obra do Senhor, mas perdemos a essência, o amor. Fazemos tudo por habito, rotina, por medo, pelo galardão ou mesmo para agradar a homens. Por qualquer outro motivo que seja  o Senhor só aceitara se for feito com amor, mas não qualquer tipo de amor. O Senhor direciona a carta ao anjo da igreja para que o concerto comece aqui no seu altar. Comece na cabeça e percorra todo o corpo membro por membro. Olha pro meu altar, quantos perderam o amor, abandonaram os dons, os talentos, as profecias. Quantos vieram ao meu altar por pura emoção. Quantos dividiram o mesmo ministério, os mesmos sonhos, mesmos projetos. Quantos não suportaram e morreram. Quantos permanecem na minha casa, mas estão mornos.
O senhor nos deixa um caminho de volta ao primeiro amor. APOCALIPSE 2:5
1)      LEMBRA-TE – lembra-te do inicio de onde Deus te tirou, que você, o rotulo que o mundo te dava. Lembra de como Ele te lavou, pagou com seu próprio sangue pelos seus muitos pecados. Te fez filho e não só uma criatura. Lembra de como tudo era bom, maravilhoso, os momentos de fé, de experiência com Deus. De como você queira pregar pra todos. Queria jejuar e que todos se convertessem. Faça como Jeremias traga á memória o que pode te dar esperança.
2)      ARREPENDE-TE – Não basta só lembrar e sentir saudades. E preciso sentir dor por ter perdido o primeiro amor, lamentar, chorar e clamar o perdão de Deus. Reconhecer que isso é mais que um desanimo, ou crise emocional ou desistencial. É o pecado do desamor, de desinteresse para com as coisas de Deus. É pecado contra o próprio Deus.
3)      VOLTA Á PRATICA DAS PRIMEIRAS OBRAS – Não basta reviver, lembrar, chorar, temos que voltar a fazer aquilo que abandonamos no meio do caminho. É tempo de resgatar nosso amor pelo Senhor, dar-lhe nada menos que amor total. Esse amor que você vem tendo por Ele, Ele não tem se agradado dele.

Muito antes de Deus confiar esta carta a João, Paulo já tinha sido confrontado pelo Espirito Santo quanto a perda do primeiro amor dos Efésios. ATOS 20:17
Paulo manda chamar as anciãos de Efésios e fala pra eles,que ele tinha passado ali durante 3 anos ensinado, admoestando, pregando de casa em casa e que eles tomassem cuidado com os lobos que se colocariam falsidades dentro da igreja e que eles poderiam perder o amor, a unidade, a verdade. Paulo estava indo e eles não mais o veriam.Mas Paulo diz aos anciãos mas saibam de uma coisa o dia em que Jesus voltar e que houver o grande julgamento, pois hj Ele é nosso advogado mas voltara como juiz. E naquele grande telão passarem ali as minhas obras quero que vocês saibam que o sangue de vocês estão limpos das minhas mãos.
 CONCLUSÃO:
EFÉSIOS 5:14
Hoje o Senhor quer despertar pessoas aqui. Desperta tu que dormes.

Um comentário:

DUACI N. MARQUES disse...

amei estas postagens,chegou na hora certa em minha caminhada com deus, que o nosso deus continue abençoando vocês grandemente.

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...