sábado, 28 de junho de 2014

Caindo em si, ele disse... (Lucas 15.17)

                                              IMG 83681222
Em Lucas 15, do versículo 11 ao 32, Jesus conta a parábola do filho pródigo.
O Senhor narra sobre um homem que tinha dois filhos e o mais novo, sem mais nem menos, pediu a parte dele da herança. Recebeu-a e partiu para muito longe. Gastou tudo sem responsabilidade alguma!
A região onde se estabelecera entrou em crise gravíssima. Sem dinheiro algum, pois gastara tudo em prazeres momentâneos, precisou arrumar emprego. O único que encontrou foi de tratador de porcos. A fome chegou a tal ponto que, não encontrando alguém que lhe desse alguma coisa, desceu a um fundo de poço tão grave que desejou comer da comida que estava servindo aos porcos. Foi quando ele caiu em si.
Esse rapaz precisou chegar ao extremo sofrimento para reconhecer os passos errados que dera e o rumo de sofrimento que ofereceu à vida dele. Decidiu, então, voltar para a casa do pai e pedir a ele que o aceitasse como um dos empregados. Reconheceu que era melhor trabalhar para o pai que tratava a todos dignamente, que continuar na situação humilhante e derrotada.
A Bíblia diz que ao retornar, o pai o avistou à distância recebendo-o como filho, restaurou tal posição com honra e alegria e festejou o retorno. Vemos no nosso cotidiano acontecer fatos idênticos ao que Jesus narrou nesta parábola: a pessoa está bem, está bem cuidada, tem a vida abençoada, mas, começa a não ver, a dar lugar a pensamentos errados e enganosos. Engana-se, deixa-se enganar, sai de si mesma e quando acorda é que vê o estrago que fez com a própria vida.
Possivelmente, o que aconteceu com o rapaz foi ilusão em viver uma liberdade em coisas que, em verdade, delas ele não precisava. O pai não impediu nem lhe negou a herança, porém, não o acompanhou. Deus nos deu a liberdade de escolher, mas Ele não nos acompanha em decisões erradas.
O filho partiu tão logo recebeu a herança. Esse fato mostra que ele tinha projetos escondidos; ele já tinha planejado tudo como acontece com todos que cedem a essa linha de pensamento: “Eu vou sair da casa do Pai, do propósito, do que Deus determinou para mim e comigo será diferente, comigo vai dar certo”. Não deu certo para ele e não dá certo para ninguém.
Eu acredito que Deus tem um bom plano para cada um de nós, porém, isso só se realiza se nos colocarmos totalmente na dependência d’Ele, com total obediência.
É muito comum a frase “Venceu o meu tempo em tal lugar” e outra também, “Deus falou comigo”. Em muitos casos o pano de fundo é o orgulho com enorme falta de visão! São muitos os que confundem uma vontade carnal com a vontade de Deus. Convencem-se e convencem a outros com argumentos que podem até ser coerentes na teoria, mas na prática, o fim não será feliz.
Quantos são os que, como este jovem, gastaram toda “herança”, que são as conquistas e milagres incríveis que viveram dentro da casa do Pai, quando estavam sob a direção de Deus e, a exemplo do filho pródigo, desceram ao fundo do poço da indignidade. Vivem situações que jamais imaginaram viver em fracassos e derrotas. O filho pródigo caiu em si! Infelizmente, são muitos os que ainda não caíram e se encontram na condição citada no Livro de Provérbios 26.11: O insensato continua repetindo a sua insensatez.
Eu sempre alerto para que as pessoas prestem muita atenção com o que está se passando na sua cabeça, porque qualquer um de nós podemos nos enganar facilmente.
Preste atenção se seus pensamentos se alinham aos pensamentos de Deus!
Cuidado com a insatisfação! Ela pode cegar o entendimento e levá-lo para algo que você não precisa e que trará somente sofrimento. A Bíblia alerta sobre a mente dividida, instável, inconstante: O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos (Tiago 1.8). Se você viver em dualidade de pensamento, não se estabelecerá em nada.
A Bíblia diz, “em todos os seus caminhos”! A pessoa sempre vai querer algo que ela não tem e quando possuir, esse algo será desprezado, não será valorizado, não será visto como algo de valor.
O melhor lugar do mundo é o lugar que “Deus determina” que estejamos. A insatisfação provém de um espírito volúvel; pessoas volúveis não se encontraram, portanto, não são “continuístas”.
Nós somente nos encontramos quando entendemos o propósito de Deus para nossa vida, o acatamos plenamente e continuamos nele.
Não perca a visão e não saia da posição determinada por Deus. Aprenda a amar o que você tem e o lugar onde você está. Trabalhe para estabelecer uma vida de vitórias que acontece somente debaixo da obediência a Deus.
Conte com minhas orações sempre. Amém.
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...