sábado, 7 de junho de 2014

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

                                                                                                             
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12
Hoje quero meditar nesse versículo:
Vivemos num mundo capitalista, pessoas andam dia e noite preocupados com o que vai comer, com o que vai vestir , em como vai viver .
A preocupação é tanta que se foram os valores que outrora eram fundamentais a sociedade.
Sobrevivemos num mundo cheio de violência, cheio de egoísmos, ciúmes e perdas de tempo e valores. Deus no meio disso tudo se tornou um mero expectador na vida do homem, o homem faz tudo por si mesmo, sem buscar em Deus a solução pros seus problemas, não busca nele uma orientação.Feliz o homem e a mulher que busca em Deus as soluções para os seus problemas, porque Deus derrama sobre sua vida a sabedoria.
Estou dando toda essa introdução pra falar de um assunto muito corriqueiro nos dias de hoje que muito tem me chamado atenção.
A Bíblia diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriaria e isso tem se tornado tão real que chego a me assustar.
Pais e filhos esqueceram o seu lugar!
Pais esmurram seus filhos fisicamente e verbalmente e psicologicamente levando seu filho a ira, deixam de cumprir o que diz em Colossenses 3 :21 e filhos se esquecem que a obediência é o meio de agradar a Deus e um mandamento com promessa .
Fico estarrecida ao ver os filhos de hoje, não respeitam a autoridade dos pais, não respeitam a palavra dos seus pai , não ouvem, só pensam em si e nos seus problemas, só lembram de reclamar, é como você fosse uma máquina que tem que estar programada pra atender todos os pedidos e todas as necessidades dos seus filhos, as vezes nos sentimos pesados , amargurados por causa dessa visão errada , ficamos desesperados por não ter condição de ajudar eles em determinados momentos e tem mesmo aqueles filhos que ao invés de nos entender ainda nos culpam por alguma falha que cometemos .
É difícil ser Mãe e pai nos dias de hoje, porque os valores se inverteram: Filhos querem ser servidos e pais servem ao invés de ensinarem como pescar o peixe,tenho saudade do meu pai ele nos ensinou desde novinhos a trabalhar a ganhar nosso próprio dinheiro e viver de acordo com que tínhamos e não exigir de ninguém nada , também nos ensinou a sermos gratos por tudo que ganhávamos dos outros . São valores que nunca perdi ,meu pai não era perfeito , as vezes não era fácil entender poque ele fazia isso ou aquilo ,poque ele não nos deixava se envolver mais em sua vida , mas eu entendi com o tempo que todo relacionamento é uma via de duas mãos , quando você enxerga dessa forma , você consegue entender o que está acontecendo em sua vida , tenho conversado com algumas pessoas que ao falarem de suas vidas pessoais sempre tem uma história triste pra contar sobre suas vida com sua família . Quando você se aprofunda mais nessas histórias você descobre muito rancor , muita falta de perdão , muita falta de compreensão ,muito egoísmo , ciumes entre outras coisas .
Os filhos de hoje cobram amor de acordo com a visão deles , os filhos de antigamente agradeciam a Deus por ter um pai e uma mãe , porque isso era um fator importante pras suas vidas ,agente aprendia que tínhamos que ser filhos , obedientes e a respeitar a autoridade dos pais . Não havia essa coisas de ficar mimando ninguém ,a vida sempre foi dura com agente ,as pessoas foram duras com agente e nos ensinaram a sobreviver num mundo onde a falta de amor impera , hoje por mais que o mundo queira nos fazer sermos frios ainda procuramos nos envolver mais com nossos filhos , mais me parece que quanto mais fazemos por eles ,mais eles se tornam dependentes disso e de muitas outras coisas .e quando falamos não, isso é tão grave e tão grande que tudo que fazemos antes parece pequeno demais perto desse momento.
A grande verdade é só uma ,quanto mais você der o peixe nas mãos dele , eles nunca aprenderão o valor que se tem as coisas e nem o valor que você tem na vida deles .Se sua mãe ou seu pai não tem sido aquilo que você gostaria que ele fosse , inverta os papéis e ao invés de perguntar a ele porque disso ou aquilo ,pergunte-se a si mesmo: Será que eu tenho sido o Filho que meus pais gostariam de ter? Será que tenho sido amigo de meus pais ? Será que eu entendo meus pais ? Quando eu entendo que o amor é uma mão de duas vias eu entendo que eu também  sou participante na relação com meus pais , ao invés de cobrar eu vou fazer , ao invés de exigir eu vou fazer a minha parte e quando meus pais errarem eu vou dizer pra eles :Todos erramos ,vou parar de julgar e condenar as pessoas e perceber o valor que ela tem pra mim .Se fizerem isso com certeza seus pais irão mudar , as vezes achamos que nossos pais querem que sejamos iguais a um determinado irmão porque afinal de contas esse irmão tem mais valor que eu . Olha deixa eu te dizer uma coisa que você não tá conseguindo enxergar quando sua mãe e seu pai te corrigem eles querem que seja melhor do que  tem querido ser ,eles fazem isso porque acreditam no seu potencial de ser melhor ,você pode se superar , pode ter uma mentalidade melhor , pode pensar melhor , ter uma cabeça em coisas que vão fazer você crescer. Não dê lugar a pensamentos mesquinhos ,de ódio , rancor , indiferença porque quando você faz isso
não se permite crescer e amadurecer.
 Saiba que é no deserto que o cristão cresce e aprende suas maiores lições !

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...