terça-feira, 15 de outubro de 2013

ELE FEZ TUDO QUE O SENHOR ORDENOU !!

Tudo que o Senhor tinha ordenado a seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés. Assim Josué conquistou toda aquela terra… (Josué 11. 15 e 16)

Foi assim que Josué conquistou toda aquela terra. Não deixou de cumprir nada de tudo que o Senhor tinha ordenado. Venceu povos poderosos, dentre eles, gigantes; e depois que tinha vencido trinta e um reis ao todo, já com idade avançada, ouviu de Deus: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada” (Josué 13. 1).
Normalmente, ficamos fascinados ao ler passagens como estas; não somente pela história bíblica, mas, histórias de pessoas que venceram. São sensacionais!
Muita gente não se interessa pelo processo de uma história de bênçãos grandiosas; não presta atenção aos detalhes importantes dos preços e dos custos pagos para se atingir grandes objetivos.
É comum ouvir que fulano ou sicrano tem uma história linda! “Você viu a biografia de fulano? Viu o que aquele cara passou? Mas… Hoje é um vencedor”. Aí, chega a hora da pessoa plantar a própria semente de vitória, pagar os preços, passar pelo processo que conduz a uma vida vitoriosa, infelizmente, se esquece, rapidamente, da parte da superação e perseverança que, num momento de emoção, a motivou, mas, diante da própria realidade, já não significa mais nada.
Pular etapas de um processo é inerente ao ser humano que gosta de pegar tudo pronto, vencer sem sacrifícios, eliminar o chamado “pagar preços”. E na vida não é assim; quanto mais alto quiser subir, mais renúncias terá que fazer. Se quiser ser sempre um vencedor, terá que estar disposto a sacrificar.
Durante quarenta anos Josué esteve com Moisés no deserto. Viu muita gente cair, viu muita gente reclamar e murmurar das mais diversas coisas e pelos mais diversos motivos. Viu pessoas que tinham tudo para terminarem vitoriosas e fracassarem diante dos olhos dele.
Josué viu pessoas mudarem radicalmente os próprios discursos e usarem argumentos vazios e justificativas vergonhosas manifestando fé fajuta. Com tudo isso, não teria sido ele tentado pelo menos uma vez – creio que muito mais que isso – a reclamar? Eu acredito que sim, pois ele era humano como todos nós e todo ser humano é tentado, passa por tentações.
Josué foi mais forte, suprimiu emoções, controlou seus impulsos, não cedeu a sentimentos nem aos sentidos, não se rendeu às circunstâncias, e decidiu não ser fraco. E ser fraco ou forte é uma decisão. Ele decidiu “não deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor havia ordenado”.
É fácil fazer tudo que nos é ordenado? Absolutamente não; mas foi exatamente por isso, que ele foi um vitorioso, porque ele não fez o que era fácil; ele fez o que era preciso e, por isso, a Bíblia diz que Josué conquistou o impossível, atingiu o inatingível, superou o que era considerado insuperável e, quando já tinha idade avançada estava ouvindo de Deus que tinha muito que conquistar, que a vida tinha que continuar e continuar lutando.
Somos livres para fazer nossas escolhas, mas podemos nos tornar em escravos das consequências obtidas por elas. Ao fazer bom uso da liberdade que Deus lhe deu, a pessoa mostra que quer viver com excelência. Josué fez excelentes escolhas. Começou bem e chegou ao final da vida melhor ainda! Isso foi fruto de boas decisões, ele decidiu cumprir tudo e não deixar faltar nada, ele decidiu obedecer. Obedecer a que me refiro, é praticar o que ouvimos de Deus. Ele decidiu não pesar o custo, mas fazer. Josué deixou um legado de vitórias! Um exemplo a ser observado e seguido.
Todo mundo pode fazer o mesmo… se quiser. Se quiserdes e ouvirdes, comereis o melhor desta terra (Isaías 1.19).
Conte com minhas orações sempre. Amém.

BispaCléo Ribeiro Rossafa


Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

Nenhum comentário:

CARTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !

À VOCÊ : ESCREVO ESTA CARTA PARA LHE DIZER QUE SINTO A SUA FALTA . CONTEI MINHAS OVELHAS E NOTEI QUE FALTAVA UMA : VOCÊ. PORQUE FOI EMBORA?...